Ver Histórico



Procurar




  


Newsletter

Nome
  
E-mail
  




Links



Energia Solar.

11/04/2021

 

Quando andei por Israel em 1973 a energia solar já era largamente utilizada para aquecimento e, em seguida, começou sua aplicação com células fotovoltaicas, para a geração de energia solar, coisa que vem sendo estudada desde 1840.

 

Por que os israelenses se preocuparam com a utilização da energia solar? “Quem não tem cão, caça com gato”. Sem petróleo, povo altamente econômico, passou a aprimorar o uso do Sol, sua luminosidade para gerar energia a preço baixo. A chamada energia limpa, com equipamentos modernos e de grande duração vem ganhando uma amplitude interessante em todo mundo, principalmente com objetivo de diminuir a ocorrência de poluição atmosférica ocasionada pela queima de petróleo, promovendo a utilização de acumuladores para guardar energia para períodos mais longo do dia.

 

Medindo-se a importância do uso da energia fotovoltaica talvez, depois da descoberta do ar condicionado pelo engenheiro Carrier, dos telefones e dos motores a explosão, seja a mais importante descoberta da engenharia em todos os tempos.

 

Países como Brasil, Estados Unidos, Venezuela e outros que ainda possuem grandes reservas de petróleo e circulação de grandes fortunas nas bolsas do mundo, sob o comando de oito famílias mais ricas, produtoras de petróleo, como os Emirados Árabes, que não sabem o que fazer com o dinheiro acumulado, resistem ao fim da comercialização petrolífera , preferindo países não produtores como a Alemanha, Japão e outros propagarem a idéia de que o petróleo, com suas reservas em estágio de exaustão, deva ser reservada para utilização do produto na indústria farmacêutica, de cosméticos, como lubrificantes, etc.

 

Dentro dos próximos 10 anos os carros elétricos deverão ser maioria em circulação no mundo. O petróleo vai demorar muitos anos a se exaurir do ponto de vista comercial e vai custar muito caro, para utilização de aproximadamente 80 produtos químicos importantes, com suas transformações.

 

No Brasil, sempre na rabada do desenvolvimento industrial do mundo, pela falta de estímulo às pesquisas, a utilização abundante da energia através de placas fotovoltaicas chegará finalmente, se nossos governantes não inibirem sua utilização, com a cobrança de royalties para encher o “pandulho” dos políticos, como acontece hoje com o petróleo.

 

São tão ordinários que são capazes de cobrir o Sol.

 

O perigo é a nossa Suprema Corte entrar na história...

 

 

 


Imprimir | Enviar para um amigo